Aprender enquanto ensinamos

Foto: Dior a ser reforçada com salsicha por responder ao chamamento na praia


“A experiência ensina apenas o ensinável”
Aldous Huxley


Algumas pessoas acham que a função dos professores é apenas partilhar conhecimento com os seus alunos. Este tipo de professores pode ser designado como “despejador de informação” e é como se sentassem em frente a uma audiência e despejassem tudo o que sabem sobre um tema. Alguns alunos vão aprender e outros terão dificuldades.
Os alunos têm a capacidade de ensinar um professor a ser melhor e que a sua função não é apenas partilhar o que sabem mas sim ajudar os alunos a obter os resultados que desejam. Os resultados dos alunos reflectem a habilidade do professor. O professor tem o desafio de motivar e envolver os alunos enquanto ensina.

Conseguem ver o paralelismo com o treino de cães?


Cada vez que interagimos com um cão temos a oportunidade de aprender. Enquanto treinamos um cão, o cão está ali para nos ajudar a aprender qual o método mais eficaz para ensinar aquele cão. Os cães que treinamos são o reflexo da nossa capacidade de ensinar. Alguns treinadores têm um livro que diz XYZ e, independentemente daquilo que o cão faz e de como responde, o treinador continua com XYZ sem experimentar qualquer outro método ou técnica. Se o treinador não aprender nada com a resposta que o cão está a oferecer, será pouco efectivo na sua actividade e está condenado a falhar.

Assim, quantos mais cães treinamos e ensinamos, mais oportunidades temos de evoluir como treinadores. Partilhar experiências com outros treinadores e conhecer dos seus casos especiais aumenta também a nossa capacidade de adaptação e evolução.

Não há cães incapazes de aprender, há apenas métodos que não funcionam com alguns cães que exigem versatilidade do treinador!



Este texto foi escrito por Bruna Oliveira e é parcialmente baseado no artigo
http://susangarrettdogagility.com/2015/04/learning-from-the-dog-while-the-dog-is-learning-from-you/ 

Comentários