Ligações sociais

Foto: Prada a observar cavalos e póneis

Lobos, coiotes, jacais e cães começam a formar ligações sociais quando abrem os olhos, aos 13 dias. Com o início das funções sensoriais eles ganham capacidade de formar relações sociais. Quando os cães têm 16 semanas a capacidade de sociabilização diminui bastante e pode mesmo terminar. Se os cães não virem pessoas ou ovelhas até às 16 semanas, eles serão para sempre tímidos a pessoas e ovelhas. Os cães são muito mais domesticáveis do que os lobos porque para os lobos este período de sociabilização é apenas dos 13 aos 19 dias.
O período crítico de desenvolvimento social dos cães é entre as 2 as 16 semanas de idade, variando ligeiramente com a raça e tamanho do cão. Durante este período o cachorro está mais predisposto e tem maior capacidade de aprender comportamentos sociais. É neste período que eles aprendem a interagir com outros cães e pessoas, aprendem a pedir comida, aprendem a quem pedir comida, etc. Eles aprendem a que espécie pertencem.
Ás 16 semanas o período de sociabilização fecha e o cão passa a ter muito menor capacidade de desenvolver ou modificar o seu comportamento social. Essencialmente, ás 16 semanas a personalidade do cão está definida para a vida. Se um cão fica inconfortável com pessoas ás 16 semanas, ele ficará inconfortável com pessoas o resto da vida. O cão pode mais tarde aprender a não ficar inconfortável com pessoas, através de treino muito intenso.

Assim, quanto mais experiências proporcionar ao seu cachorro durante o período de sociabilização, melhor ele estará preparado para os desafios da vida!

A BabusCão aconselha vivamente a frequência de aulas para cachorros, preparadas por um treinador qualificado, com sólidos conhecimentos teóricos sobre comportamento animal e com experiência adequada! Questione o treinador acerca do seu conhecimento antes de lhe confiar o futuro do seu cachorro! Treinadores qualificados terão todo o gosto em responder as suas questões de forma clara e sem rodeios!

Este artigo é uma tradução muito simplificada feita por Bruna Oliveira, BabusCão. A informação foi retirada do livro “Dogs - a startling new understanding of canine origin, behavior & evolution” de Raymond Coppinger e Lorna Coppinger, ISBN 0684855305.

Comentários