Foto: Prada e Dior a treinar no dique
1. Mantêm o cão em segurança. Acidentes podem acontecer mesmo aos tutores mais cuidadosos. Contudo, tutores responsáveis não deixam o cão sozinho dentro do carro num dia quente (nem qualquer dia de preferência), não os deixa sozinhos por longos períodos de tempo sem estimulação mental e física. Um dono responsáveis protege o cão de situações potencialmente perigosas.
2. Recorrem a técnicas de treino humanas, sem uso de força. Um tutor responsável não confia em métodos rápidos que envolvam dor (estranguladoras, coleiras de choques, etc.), intimidação ou que induzam medo no cão. Uma relação baseada na confiança e respeito mútuo é fundada com métodos de treino positivos, sem recorrer à força.
3. Arranjam tempo para o cão. Um cão cansado geralmente é um cão feliz. Por outro lado, um cão aborrecido e sem estimulação adequada pode tornar-se destrutivo, ansioso e até mesmo agressivo. Um tutor responsável arranja tempo todos os dias para dedicar à estimulação mental do seu cão, quer seja com um boneco de puxar, jogos interactivos, um passeio ou um momento de interacção com outros cães.
4. Levam o cão ao veterinário frequentemente e evitam problemas de saúde. Um tutor responsável vacina o cão atempadamente, desparasita-o interna e externamente, leva o cão ao veterinário quando ele apresenta algo fora do normal, não tenta medicar o cão sem aconselhamento veterinário, etc.
5. Não contribuem para a sobre-população animal. Esterilizar ou castrar o cão é a forma mais eficaz de garantir que não vai contribuir para a sobre-população. Caso não o queira fazer, pode informar-se com o veterinário sobre outras opções.
Este artigo é uma tradução (com ligeiras adaptações) feita por Bruna Oliveira, BabusCão. O artigo original em Inglês está publicado no site de Victoria Stilwell (http://positively.com), com o título “5 things responsible dog owners do”
Comentários