Primeira lição para um cachorro ou cão que chega agora à família

Foto: Prada com 8 semanas a correr no parque (a Prada não tinha
travões e acabou por atropelar a máquina fotográfica)

Marge Rogers tem um novo cachorro, chamado Zip, que é um Cão de Água Português. Marge Rogers é treinadora profissional. Dependendo da aptidão do Zip, ele poderá ajudar Marge no seu negócio como cão neutro ou cão de terapias. O Zip vai experimentar vários desportos caninos divertidos, tais como agilidade e desportos aquáticos. O que é certo é que independentemente do seu temperamento, saúde e inclinações, o Zip vai ser sempre amando pela sua família humana.

Marge Rogers decidiu que a primeira coisa que queria ensinar ao Zip é que ela (a Marge) é sinónimo de diversão! Esta primeira lição é adorável e consegue vários resultados:
  • Define uma ligação entre ambos para a vida;
  • Associa a Marge a coisas fantásticas. A maior parte de nós consegue que os nossos cães nos associem a comida. Isto acontece quase automaticamente quando usamos comida para treinar e se formos cuidadosos com a forma como alimentamos os nossos cães. Além de ser fornecedora de comida, a Marge está-se a colocar numa posição de centro-de-entretenimento na vida do Zip. Através de condicionamento clássico, a Marge está a construir uma associação dela a alegria e também de porto seguro;
  • O Zíp aprende que a brincadeira com a Marge é alo que pode fazer em qualquer lugar, em quaisquer circunstâncias;
  • Os comportamentos que acontecem durante a brincadeira, como sentar, deitar, esperar, ficam associados a diversão - mais condicionamento clássico;
  • Finalmente, diversão e ansiedade são mutuamente exclusivos, ou seja, brincadeira cria um mundo divertido.

Esta primeira lição que a Marge quer dar ao seu cachorro pode não ser adequada a qualquer cão. O Zip é um cão que veio de um bom criador, é confiante, foi devidamente sociabilizado pelo criador e era o mais atrevido da ninhada. Quando temos um cachorro com um passado desconhecido ou menos positivo, a primeira lição muitas vezes passa por ensiná-lo que está seguro connosco, que não lhe faremos mal, que iremos sempre ao ritmo dele, que não será forçado a nada.

Contudo, mesmo com cães assustadiços, quanto mais cedo introduzirmos diversão nas suas vidas, melhor! Quer esteja a proporcionar um momento muito divertido ao seu cão ou a oferecer-lhe segurança, está a dar prioridade a estado emocional do cão e não apenas capacidade de obediência.

Neste link podem ver o vídeo da primeira lição do Zip. Conseguem ver todas as pequenas lições no vídeo, todos os tijolos que a Mare está a utilizar na construção do futuro do Zip?
  • O Zip está a ganhar experiência a andar sobre superfícies estáveis e instáveis, includindo superfícies metálicas;
  • O Zip está a caminhar através de coisas que lhe tocam nas pernas;
  • O Zip coloca várias coisas na boca e recebe algo apropriado para satisfazer as suas necessidades de roer/mastigar;
  • O Zip experimenta coisas que fazem barulhos repentinos;
  • O Zip está a aprender tug-of-war (cabo de guerra);
  • O Zip aprende a largar e a trocar;
  • O Zip aprende a ir buscar;
  • O Zip aprende que a Marge o direciona para coisas que são seguras para ele brincar (Repararam que há apenas um brinquedo de cão em todo o vídeo?);
  • O Zip aprende a ir ter com a Marge quando chamado;
  • O Zip aprende a relaxar quando manuseado.

Tudo isto em apenas alguns minutos de brincadeira.

Qual foi a primeira coisa que ensinou ao seu cachorro ou cão?!


Este artigo é uma tradução (com ligeiras adaptações) feita por Bruna Oliveira, BabusCão. O artigo original em Inglês está publicado no site http://eileenanddogs.com, com o título “The First Thing to Teach Your Puppy”.

Comentários