Porquê que os cães gostam de rebolar em coisas mal cheirosas?

Foto: Dior a esfregar-se em qualquer coisita!

Alguma vez se questionou, depois de um longo passeio na praia, sobre o que leva o seu cão a gostar de rebolar num peixe morto? E, mais importante, como pode desencorajar esse comportamento?

Praticamente todas as pessoas que têm um cão são familiares com este hábito mal cheiroso. Quer seja um banho em desejos de rominantes, uma esfregadela num animal atropelado ou rebolar num peixe ou sapo em decomposição, os cães usam odores desagradáveis como os humanos usam perfumes. Será que eles apenas gostam do odor? Será um disfarce olfativo que os seus antepassados usavam quando caçavam uma presa a favor do vento?

A maior parte dos apaixonados por cães não faz ideia do motivo. Quando um leitor colocou esta questao à Dr Sophia Yin, ela fez o que qualquer bom cientista faria: uma pesquisa sobre o tema para saber se existiam estudos! Da pesquisa ficou a saber que alguém que ela conhecia tinha colocado a mesma questão, mas em relação a lobos. Essa pessoa é Pat Goodmann, investigadora associada e tutora no Wolf Park em Indiana, USA. Pat Goodmann dedicou vários anos ao estudo deste fenómeno, chamado de scent rolling (rebolar em odores fortes), em lobos na sua reserva semi-natural.

Porquê que os lobos rebolam em odores fortes?
De acordo com Goodmann, “rebolar em odores é provavelmente uma forma que os lobos usam para levar informação para a alcateia. Quando um lobo encontra num novo odor, ele primeiro cheira e depois rebola nele para ficar com o odor no corpo, especialmente em torno da face e pescoço. Quando volta à alcateia, o grupo cumprimenta-o e investia o odor cuidadosamente. No Wolf Park, observamos em várias ocasiões em que um ou mais membros da alcateia seguiu o odor até à sua origem.”.

Este rebolar em odores não se limita a maus cheiros. Nos seus estudos, Goodmann colocou diversos odores no espaço dos lobos e descobriu que os lobostambém rebolam em odores doces. Para além de rebolar em fezes de gato, alce, rato e porco, eles rebolavam em extracto de menta, Chanel No. 5, um produto comercial repelente de cães, sandes de peixe com molho tártaro, repelente de moscas e Old Spice. Eles não rebolavam apenas em maus cheiros e esses não eram necessariamente os seus preferidos. Goodmann afirmou “alguns lobos do Wolf Park rejeitam quando os tratadores colocam repelente de moscas na ponta das suas orelha. No entendo, esses mesmos lobos frequentemente rebolam em repelente de moscas fabricado para ser aplicado em cavalos, desde que seja aplicado no chão e deixado para os lobos descobrirem.”.

Como prevenir que os cães rebolem em maus cheiros?
Enquanto que esta forma mal cheirosa de comunicar é aceite em lobos, não é muito agradável quando é o nosso cão. O que fazer para desencorajar esse comportamento? De acordo com Goodmann, este é um hábito difícil de quebrar em lobos, pois mesmo quando eles são expostos ao mesmo odor várias vezes, eles continuam a rebolar nele. O mesmo se aplica a cães.
Como a probabilidade de encontrarmos um ramo de menta ao lado de um peixe morto é menor que pequena, a solução reside na sua visão e habilidade como treinador. Mantenha os olhos bem abertos para coisas que excitem o nariz do seu cão e chame-o para perto de si antes que ele fique demasiado excitado e rebole no mau cheiro. Depois mantenha o cão entretido com brincadeiras e recompensas para que ele se esqueça da diversão mal cheirosa. Treinar uma boa resposta à chamada é difícil e pode parecer aborrecido mas pense no tempo e energia que irá poupar em banhos (e também em todas as outras vantagens de ter uma boa resposta à chamada)!


Por fim deixo a questão: O que fazem quando o vosso cão rebola em coisas mal cheirosas?!


Este artigo é uma tradução (com ligeiras adaptações) feita por Bruna Oliveira, BabusCão. O artigo original em Inglês está publicado no site http://drsophiayin.com, com o título “Scent Rollin: why do dogs like to roll in smelly scents?”.

Comentários