Dicas para dormir de forma segura com o seu animal de estimação


Foto: Prada em 23 de Julho de 2011.
O lema da Prada sempre foi "Para dormir basta ter sono!"

Em Fevereiro de 2011 o jornal científico Emerging Infectious Diseases (doenças infeccionsas emergentes) publicou um artigo intitulado “Zoonoses no quarto”. Os autores do artigo são os veterinários Bruno B. Chomel, professor de zoonoses na Universidade da Califórnia, e Ben Sun, veterinário municipal do Departamento de Saúde da Califórnia. No artigo, os autores mostram evidências que contrair doenças dos nossos animais de estimação pode ser um problema real.
Na altura, os jornais diários de noticiais, tanto em papel como televisivos, lançaram títulos alarmantes dirigidos àqueles que deixam os animais domésticos dormir consigo na cama. Os títulos avisam que dormir com os animais domésticos pode causar doenças e até levar à morte em casos raros.
A Universidade da Califórnia fez uma comunicação pública para esclarecer alguns detalhes. Durante a pesquisa de possíveis causas de transmissão de doenças de cães e gatos para humanos, os autores encontraram vários casos em que animais saudáveis transportavam parasitas, bactérias e vírus que podiam transmitir a humanos. Num caso de estudo, um homem que deixava o cão dormir consigo debaixo dos cobertores e que deixava o cão lamber uma ferida na sua perna, apanhou meningite. Noutro caso, um rapaz de 9 anos apanhou a Praga por dormir com um gato infestado de pulgas.
Independentemente dos possíveis riscos, a maior parte das pessoas que dormem com os seus animais não vão deixar de o fazer. Então, que precauções podem ter para que seja seguro?
Dicas para dormir de forma segura com o seu animal de estimação
  • Evite deixar o animal de estimação lamber quaisquer feridas ou zonas que sofreram incisões cirúrgicas. Se o fizerem, lave bem a zona com água e sabão. Em muitos casos, por exemplo se a pessoa tiver problemas imunitários, é melhor evitar que o animal lamba a pessoa e também dar beijinhos. Sabe onde é que o seu animal de estimação andou com com a boca e língua?!
  • Mantenha o animal de estimação limpo e asseado e limpe frequentemente a zona onde faz necessidades.
  • O Companion Animal Parasite Council (Conselho de parasitas de animais domésticos) aconselha que cães e gatos façam exames fecais 2 a 4 vezes durante o primeiro ano de vida. Após o primeiro ano, devem fazer 1 a 2 vezes por ano, dependendo do estilo de vida (se passeiam muito no exterior, brincam com outros cães/gatos, etc.). Eles também recomendam que cães e gatos sejam desparasitados interna e externamente durante todo o ano (pergunte ao veterinário qual a periodicidade adequada para o seu animal de estimação).
  • O Companion Animal Parasite Council também recomenda que não se dê alimentos crus aos animais de estimação. Animais que consomem carne crua são transportadores de bactérias transmissíveis a humanos, tais como Salmonella. Isto é mais perigoso se o humano sofrer de problemas imunológicos.
  • A recomendação mais segura é que o animal de estimação seja examinado por um veterinário a cada 6 a 12 meses. O veterinário saberá aconselhar de acordo com o animal de estimação.
Este artigo é uma tradução (com ligeiras adaptações) feita por Bruna Oliveira, BabusCão. O artigo original em Inglês está publicado no site da Dr Sophia Yin (http://drsophiayin.com), com o título “How to safely Sleep with your pet”

Comentários